O poder calmante da música está bem estabelecido. Tem uma ligação exclusiva com as nossas emoções, por isso pode ser uma ferramenta de gestão do stresse extremamente eficaz.

Ouvir música pode ter um efeito tremendamente relaxante nas nossas mentes e corpos, especialmente a música clássica, lenta e silenciosa. Este tipo de música pode ter um efeito benéfico nas nossas funções fisiológicas, retardando o pulso e frequência cardíaca, diminuindo a pressão arterial e diminuindo os níveis hormonais do stresse.

Como a música pode absorver a nossa atenção, age como uma distracção ao mesmo tempo que ajuda a explorar as emoções. Isso significa que pode ser uma óptima ajuda para a meditação, ajudando a evitar a erradicação da mente.

A preferência musical varia muito entre os indivíduos, então você pode decidir o que você gosta e o que é adequado para cada humor. Mas, mesmo que você geralmente não ouça música clássica, pode valer a pena tentar ao seleccionar uma música mais calmante.

Quando as pessoas estão muito stressadas, há uma tendência a evitar ouvir activamente música. Talvez seja uma perda de tempo, não ajudando a conseguir nada. Mas, como sabemos, a produtividade aumenta quando o stresse é reduzido, então esta é outra área onde você pode ganhar grandes recompensas. Basta um pequeno esforço para começar.

Para incorporar música numa vida ocupada, tente jogar CDs no carro ou coloque o rádio quando estiver no banho ou no chuveiro. Leve música portátil com você quando estiver caminhando no cão ou coloque o aparelho de som em vez da TV.

Cantar (ou gritar) também pode ser uma excelente libertação de tensão, e o karaoke é muito agradável para alguns extrovertidos! A música calmante antes da hora de dormir promove paz e relaxamento e ajuda a induzir o sono.

Pesquisa na Música

A música foi utilizada há centenas de anos para tratar doenças e restaurar a harmonia entre a mente e o corpo. Mas recentemente, estudos científicos tentaram medir os benefícios potenciais da música. Eles encontraram:

  • A forma e a estrutura da música podem trazer ordem e segurança para crianças com deficiência e afligidas. Incentiva a coordenação e a comunicação, de modo a melhorar a qualidade de vida.
  • Ouvir música em fones de ouvido reduz o stresse e a ansiedade em pacientes hospitalares antes e após a cirurgia.
  • A música pode ajudar a reduzir tanto a sensação como o sofrimento de dor cronica e dor pós-operatória.
  • Ouvir música pode aliviar a depressão e aumentar as classificações de auto-estima em idosos.
  • Fazer música pode reduzir o desgaste e melhorar o humor entre estudantes de enfermagem.
  • A terapia musical reduz significativamente o sofrimento emocional e aumenta a qualidade de vida entre os pacientes com câncer de adultos.

Meditação

Certas músicas são apropriadas para a meditação, pois podem ajudar a mente a abrandar e a iniciar a resposta de relaxamento. No entanto, nem todas as músicas pacíficas ou “New Age” funcionam para todos. A música sem estrutura pode ser irritante ou até perturbadora. A música delicada com uma melodia familiar mais frequentemente é reconfortante. Mas procure encontrar o que produz uma sensação de calma, familiaridade e centralização para você como indivíduo.

Os sons da natureza geralmente são incorporados em CDs feitos especificamente para relaxar. Por exemplo, o som da água pode ser calmante para algumas pessoas. Isso pode ajudar a conjurar imagens calmantes, como estar ao lado de um fluxo de montanha em um caloroso dia de primavera. Sons de pássaros também pode ser usado como um auxílio para ajudar sua mente a abrandar e liberar pensamentos estressantes.